Como aumentar a confiança em si mesma?

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. O termo, que é típico da literatura terapêutica e de autoajuda, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de auto aceitação. Uma análise mais detalhada de seu uso mostra, no entanto, que autoconfiança refere-se sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo. Também “auto aceitação” possui um uso próprio mais restrito e está mais relacionado com o conceito de “aceitação incondicional” da abordagem centrada na pessoa.

Na abordagem psicoterapêutica de Friederike Potreck-Rose e Gitta Jacob (2008) para o aumento da autoestima, a autoconfiança representa um dos quatro pilares desta, sendo definida como “uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho” e inclui as convicções de saber fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades e de poder prescindir de algo. (Fonte: Wikipédia).

Confiar em si é a proposta deste artigo para você. Como anda a sua relação consigo mesmo?

Para desenvolver a sua autoconfiança o primeiro passo é avaliar quais as crenças que você tem ao seu respeito. As crenças são pensamentos fortes, que foram introduzidos em sua mente e que dia após dia, você alimenta.

Por exemplo: Você se acha capaz? Merecedor? Acredita (crença) que consegue qualquer coisa que deseja?

Normalmente na infância, fomos bombardeados por frases como: Cala a boca menino a conversa aqui é de adulto; você não vai conseguir fazer isto; ou não vá com tanta sede ao pote para não se machucar e etc.

Os responsáveis por sua criação não fizeram por mal, só replicaram o que aconteceu com eles.

Como pode perceber, tudo fica se repetindo em um imenso círculo vicioso, no entanto você pode decidir mudar isto hoje, em sua vida e na vida de seus filhos e netos. Para conseguir isto, você precisa treinar. Isto mesmo treinar! Use afirmações para quebrar suas velhas crenças e medos interiores.

Geralmente eu recomendo que se utilize o ho’oponopono, que é um método havaiano para limpar memórias de dor (crenças) utilizando as palavras: Sinto muito, me perdoe, obrigada e eu te amo; e na sequência, repetir afirmações que você deseja inserir na sua mente.

Se houver crenças positivas ao seu respeito, mantenha.

Mas aquelas que minam a sua confiança em si mesmo e a sua autoestima, elimine sem dó, nem piedade.

 

 

Esteja do seu lado em todas as circunstâncias, quebrar crenças e aumentar a sua autoconfiança é totalmente possível, desde que você faça a sua parte, não é difícil, mas sim trabalhoso. Mas se formos parar para avaliar o que nesta vida não dá trabalho? Se você for fazer um café agora, vai te dar trabalho certo?!

Então pratique vale muito a pena, pois poderá não só mudar sua história, mas de todos os seus descendentes.

E se você chegou até aqui na leitura e está decidido na mudança e quer ajuda, vou te dar um presente que é uma sessão de coaching/terapia comigo gratuitamente. Para agendar o seu horário comigo, envie um email para adriana.mantana@totalmentemulher.com.br e peça o seu presente, mas só entre em contato, se realmente deseja melhorar a sua autoconfiança e autoestima de uma forma definitiva.

Esteja 100% do seu lado!

Bibliografia sugerida: O poder do agora. (Eckhart Tolle). Um novo mundo. O despertar de uma nova consciência. (Eckhart Tolle).

Grande abraço.

Adriana Mantana

Coach de Mulheres e Terapeuta.

Deixe o seu email e receba as nossas últimas NOVIDADES!!

Responsive image

Adriana Mantana


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *